YoutubeInstagram Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Notícias

  14/12/2015 

Educação. Mimar os filhos pode se voltar contra os pais

Para a pesquisa que resultou em livro, a professora Tania Zagury, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou 102 entrevistas com pessoas idosas e familiares. Parte dos entrevistados já atravessa a quarta idade. “O foco é mostrar a quem está criando os filhos agora o quanto é importante ter consciência de que a forma pela qual a educação no presente tem grande influência nas atitudes do futuro, incluindo em relação aos próprios pais”, explica.

 

Uma das entrevistas, médica aposentada, de 63 anos, entristeceu-se ao perceber que os filhos adultos não atendem suas ligações. “Canso de ligar, ligar e ligar e sempre cai na caixa postal”, disse em depoimento à pesquisadora.

 

“De maneira geral, parte da geração que hoje tem de cerca de 55 a 69 anos recebeu dos pais uma educação mais dura e restrita. E eles deram mais liberdade aos filhos, atendendo a todos os desejos possíveis. Foi uma geração que colocou a criança no centro das prioridades, com menos hierarquia e com bastante espaço aos filhos”, comenta Tania.

 

Segundo a professora, foram comuns os relatos entre os idosos de que os filhos vão visitá-los somente em datas comemorativas. E são raras as ligações para saber como estão os pais. “Muitos filhos apenas ligam para os idosos quando precisam de ajuda — que fique com os netos, por exemplo”.

Educação
Se há o desenvolvimento de habilidades sociais e afetivas positivas nos filhos, ensina a professora, e eles são capacitados a perceber as necessidades de outras pessoas e não somente as próprias, ótimo para os pais no futuro. “Já quem cria os filhos voltados para o próprio ego, individualistas, é muito provável sentir na própria pele as consequências de uma pessoa egocêntrica”, alerta.

 

Com formação em Filosofia e mestrado em Educação, Tania Zagury é autora de mais de 20 livros, voltados para as relações interpessoais. Entre eles, destacam-se Limites sem Trauma: Construindo Cidadãos; O Professor Refém; Sem Padecer no Paraíso; Filhos: Manual de Instruções; e Educar sem culpa: A Gênese da Ética. (Angélica Feitosa) 

Serviço
Filhos adultos mimados, pais negligenciados, de Tania Zagury.

Editora: Record (2015)
Preço médio: R$ 35.

Fonte: O POVO
Link: http://www.opovo.com.br/app/opovo/dom/2015/12/12/noticiasjornaldom,3548083/educacao-mimar-os-filhos-pode-se-voltar-contra-os-pais.shtml
Última atualização: 14/12/2015 às 15:12:50
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Colégio Dom Felipe
Av. da Independência, 1652, Quintino Cunha, CEP 60345-530 - Fortaleza/Ce
Fone: (85) 3479-6558
domfelipe@coldomfelipe.com.br
Colégio Dom Felipe Júnior
Rua Francisco Mendes de Oliveira, 183, Quintino Cunha, CEP 60351-250 - Fortaleza/Ce
Fone: (85) 3479-2940
domfelipejunior@coldomfelipe.com.br
Colégio Dom Felipe
Pré-Universitário
Rua Francisco Mendes de Oliveira, 115, Quintino Cunha, CEP 60351-250 - Fortaleza/Ce
Fone: (85) 3037-9541
www.igenio.com.br