YoutubeInstagram Facebook
Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Versão para impressão

Notícias

  09/05/2014 

Prazo de validade das carteiras é prorrogado até dia 31

Os estudantes que não possuem a carteira estudantil de 2014 ainda têm direito à meia-passagem até o próximo dia 31. Para garantir o benefício, é preciso apresentar ao cobrador o Bilhete Único Estudantil ou as carteiras emitidas nos anos de 2012 ou 2013. Esses documentos estavam cancelados desde o início do mês. Nesses casos, os estudantes não têm direito à integração temporal e devem pagar o valor da passagem em dinheiro.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) alerta que, mesmo se houver mensagem de recusa, o cobrador deve liberar o pagamento de R$ 1,10. A prorrogação foi divulgada pela entidade ontem, um dia após alunos da rede pública realizarem protestos em frente ao Terminal de Messejana. Para o órgão, o prazo deve garantir que os estudantes regularizem a situação.

Segundo a Etufor, 194 mil alunos não concluíram todas as etapas do processo de solicitação, que consiste em entrega de documentos e registro de biometria facial (identificação pelo rosto). Até agora, 139 mil estudantes já possuem a nova carteira. Outros 33 mil não receberam o documento mesmo com todas as etapas de solicitação concluídas. Média histórica é de 530 mil carteiras confeccionadas por ano.

De acordo com Antônio Ferreira, presidente do órgão, houve problema na entrega de algumas unidades porque as instituições de ensino não confirmaram a matrícula dos estudantes. Ferreira também lembrou que a distribuição das carteiras é de responsabilidade das entidades estudantis. “Todos os atores do processo precisam fazer a sua parte. Fizemos a nossa, mas é necessário que os diretores confirmem a matrícula”.

Manuel Silveira, 20, estava na sede da Etufor para solicitar o documento. O estudante pensou que o Bilhete Único Estudantil garantiria a meia passagem também este ano. Ele não sabia que o serviço tinha sido integrado à carteira de estudante. “Senti falta de informações como essa. Acredito que houve falha na divulgação”, critica.

O presidente da Etufor defende que as informações foram “amplamente divulgadas” de janeiro a abril. “Não houve falha de comunicação. O processo foi ostensivamente divulgado nas escolas, na internet, na imprensa e em outros meios. Mas as pessoas deixaram para fazer o pedido de última hora”, rebate.

O estudante universitário Altemir Santana, 28, concordou com a decisão de prorrogar a validade dos documentos antigos. “O prejuízo vai ser menor. Sem isso, teria que pagar o valor inteiro da passagem até a nova carteira chegar”, avalia. Patrícia Clemente, 16, também gostou da ideia. “Estava gastando o dobro do que normalmente gasto. Agora, vai facilitar pra todo mundo”, diz a estudante.

 

Saiba mais

Para solicitar carteira

Rede pública: Aluno precisa fazer a solicitação na direção da escola. Deve ainda realizar cadastro biométrico em um dos postos do Bilhete Único (BU). É necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço com CEP.

Rede particular: Deve pagar boleto de cobrança emitido pelo site da Etufor. Precisa também realizar cadastro biométrico em um dos postos do BU e apresentar documento com foto e comprovante de endereço com CEP.

Primeira carteira: deve ir à Etufor e apresentar documento com foto; comprovante de endereço com CEP; declaração de matrícula. Na entidade, o aluno faz o cadastro biométrico.

 

Serviço

Etufor

Onde: Av. dos Expedicionários, 5677 - Vila União (segunda a sexta, de 8h às 16h30min)

Para acompanhar o processamento das carteiras estudantis:bit.ly/1s7HuB2

Fonte: O POVO
Link: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/05/09/noticiasjornalcotidiano,3248117/prazo-de-vali
Última atualização: 09/05/2014 às 10:08:43
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome:
Nome é necessário.
E-mail:
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário:
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Colégio Dom Felipe
Av. da Independência, 1652, Quintino Cunha, CEP 60345-530 - Fortaleza/Ce
Fone: (85) 3479-6558
domfelipe@coldomfelipe.com.br
Colégio Dom Felipe Júnior
Rua Francisco Mendes de Oliveira, 183, Quintino Cunha, CEP 60351-250 - Fortaleza/Ce
Fone: (85) 3479-2940
domfelipejunior@coldomfelipe.com.br
Colégio Dom Felipe
Pré-Universitário
Rua Francisco Mendes de Oliveira, 115, Quintino Cunha, CEP 60351-250 - Fortaleza/Ce
Fone: (85) 3037-9541
www.igenio.com.br